O EMPREENDEDORISMO NO “BRASIL PROFUNDO”

JOVENS COMO FORÇA PROPULSORA NO INTERIOR DE SERGIPE

  • Matheus Pereira Mattos Felizola UNiversidade Federal de Sergipe
  • Jane marques
  • Vitor Braga

Resumo

Este artigo dedica-se a analisar as potencialidades empreendedoras de jovens na faixa etária de 18 a 24 anos que vivem em áreas delimitadas na Microrregião de Propriá (Sergipe), correspondente ao contexto do “Brasil Profundo”, moradores das zonas urbana, rural, quilombola e ribeirinha dos dez municípios que compõem a referida microrregião. Os resultados apresentados decorrem da adoção de métodos mistos, que envolvem uma pesquisa de cunho qualitativo, de inspiração etnográfica, e também em uma survey, seguida de outra qualitativa. Dos 281 jovens que responderam ao questionário, 51 se declararam empreendedores, e estes foram questionados em relação às suas perspectivas profissionais; além de 14 outros empreendedores entrevistados qualitativamente. Sobre as práticas de consumo desses investigados, percebe-se o distanciamento que estes mantêm com os meios de comunicação de massa para acessar informações locais. O uso de plataformas digitais, dispositivos e tecnologias móveis, no entanto, são intensificados tanto para o relacionamento interpessoal quanto para a divulgação dos seus negócios.

Biografia do Autor

Jane marques

Atualmente é Professora Livre Docente na área de Comunicação e Marketing na Universidade de São Paulo. Possui graduação em Português pela Universidade de São Paulo (1994), especialização em Marketing pela Escola Superior de Propaganda e Marketing, mestrado (2003) e doutorado (2008) em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo. Atual coordenadora do curso de Pós-Graduação Interunidades em Estética e História da Arte da Universidade de São Paulo e atua também no Mestrado Profissional em Empreendedorismo, da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade e no curso de graduação em Marketing da Escola de Artes, Ciências e Humanidades, todos da Universidade de São Paulo. Coordenadora do Grupo de Pesquisa América Latina, Cultura, Mídia e Tecnologias Digitais da Intercom. Líder do Grupo de Pesquisa em Comunicação, Inovação e Criatividade. Tem experiência na área de Comunicação, com ênfase em Mercadologia, atuando principalmente nos seguintes temas: pesquisas de recepção e consumo, novas mídias, novas gerações, marketing cultural, mercado de arte, inovação, indústrias culturais criativas, criatividade, empreendedorismo e empreendedorismo de impacto. 

Vitor Braga

Possui graduação em Comunicação Social - habilitação em Jornalismo - pela Universidade Federal de Alagoas (UFAL); mestrado e doutorado em Comunicação e Cultura Contemporâneas pela Universidade Federal da Bahia (PÓSCOM-UFBA); e pós-doutorado em Comunicação e Informação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Atualmente é professor do Departamento de Comunicação da Universidade Federal de Sergipe (UFS) e do Programa de Pós-Graduação em Comunicação (PPGCOM-UFS). Tem experiência profissional e realiza projetos de extensão em jornalismo, fotografia e design. Pesquisa na área da cibercultura, especialmente acerca dos processos de sociabilidade nas mídias sociais. Faz parte do projeto "Jovem e Consumo Midiático em Tempos de Convergência", contemplado no Programa Nacional de Cooperação Acadêmica (PROCAD). É coordenador do Grupo de Pesquisa em Marketing (GPM-UFS) e compõe o Grupo de Pesquisa em Interações, Tecnologias Digitais e Sociedade (GITS-UFBA). Atua nos seguintes temas: cibercultura, comunicação, fotografia, planejamento visual, mídias sociais e artes visuais.

Publicado
2021-09-22
Seção
Artigos