A INFLUÊNCIA DA SUSTENTABILIDADE NA ESCOLHA DE CANAIS DE MARKETING

ESTUDO DE CASO EM UMA PEQUENA EMPRESA NO SETOR DE SERVIÇOS

  • Ila Meira Teixeira PUC-PR
  • Claudimar Pereira da Veiga, Dr Universidade Federal do Paraná
Palavras-chave: Sustentabilidade; Canais de Marketing; Pequena Empresa

Resumo

O estudo de dois temas relevantes como canais de marketing e sustentabilidade que, embora já tenha um corpo teórico considerável como temáticas distintas, ainda são praticamente inexplorados de forma conjunta em estudos teórico-empíricos.  A contribuição desse estudo é ampliar a compreensão dos canais de marketing que considerem práticas sustentáveis em empresas de pequeno porte. A questão de pesquisa que orientou esse estudo foi: como a sustentabilidade influencia a escolha de canais de marketing em uma pequena empresa? Foi adotada a estratégica qualitativa de estudo de caso único considerando que a empresa pesquisada possui características sustentáveis que permitem identifica-la como exemplar, tanto por suas ações com foco ambiental, quanto por ações sociais. Com base nos documentos analisados e com os depoimentos da proprietária entrevistada, é possível perceber como as ações sustentáveis desenvolvidas pela empresa estão incorporadas nas atividades dos canais de marketing da empresa, tanto para divulgar a filosofia e o conceito do negócio, como na venda nos seus serviços e produtos diretamente ao seu consumidor final.

Biografia do Autor

Claudimar Pereira da Veiga, Dr, Universidade Federal do Paraná

Doutor em Administração na linha de estratégia e marketing e Mestre em Engenharia de Produção e Sistemas na linha de marketing analytics-forecasting pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Professor de Marketing no Departamento de Administração da Universidade Federal do Paraná. Professor no Programa de Pós-Graduação (stricto) em Gestão de Organizações, Liderança e Decisão (PPGOLD), onde também coordena a linha de pesquisa Competências Organizacionais e Decisão. 

Publicado
2021-09-22
Seção
Artigos