A visão Schumpeteriana do empreendedorismo em ênfase nos riscos e incertezas: uma abordagem dialética do conhecimento

  • Osnei Francisco Alves Centro Universitário Braz Cubas e Faculdade Curitibana
  • Eliete Cristina Pessôa SEED - PR - Secretaria de Estado da Educação do Paraná
Palavras-chave: empreendedorismo, Schumpeter, riscos, incertezas.

Resumo

O objetivo deste artigo é analisar a visão Schumpeteriana, abrangendo os riscos e incertezas para empreender, no cenário atual a ansiedade e o medo desperta grande atenção não apenas pela consciência social sobre os numerosos fatores de risco, como também pela propagação de hábitos e estilos de vida que afetam a saúde e o bem-estar humanos. O impacto das novas tecnologias na reestruturação produtiva trouxe mudanças radicais no processo de trabalho, alterando métodos e procedimentos na elaboração de produtos e execução de serviços, vindo a perturbar o desenrolar tradicional do sistema de produção. Consequentemente, acentuou-se também o estudo de fatores do trabalho ocasionadores da ansiedade, principalmente os interligados ao risco e à incerteza na tomada de decisão. A empresa de alta performance tem como meta a estruturação para aumentar o seu potencial de inovação e da força de trabalho, a forma utilizada é o desenvolvimento das pessoas com técnicas educativas em forma de vivência, em que são aplicados inúmeros métodos e técnicas nos quais se desenvolvem a criatividade e a inovação do colaborador da empresa e de toda a equipe de trabalho, essas técnicas facilitam o aprendizado e cada indivíduo aprende como gerar conhecimentos organizacionais, ou melhor, gerar conhecimentos que agregam valor à empresa. Foi utilizado o método dialético para observar as contextualizações, comportamentais e racionais do empreendedor, dentro da abordagem de Schumpeter, observando as formas de empreender com riscos e incertezas.

Biografia do Autor

Osnei Francisco Alves, Centro Universitário Braz Cubas e Faculdade Curitibana

Doutorando em Administração - UNAM - Universidade Nacional de Misiones. Mestre em Tecnologia e Inovação. Administração, Contador, Pedagogo e Tecnólogo em Logística. Docente dos cursos de gestão para graduação e pós-graduação.

Eliete Cristina Pessôa, SEED - PR - Secretaria de Estado da Educação do Paraná

Professora dos cursos Técnicos de Gestão da Secretaria do Estado de Educação do Paraná - Administradora, Pedagoga e Tecnóloga em Recursos Humanos.

Publicado
2019-07-27
Seção
Artigos