Empreendimentos sociais desenvolvidos a partir de tecnologias sociais

perfil empreendedor, motivações, dificuldades e facilidades

  • Fernanda Salvador Alves
  • Eduardo De-Carli
  • Andréa Paula Segatto
  • Ana Flávia Pigozzo-Fedato

Resumo

Se o empreendedorismo tradicional cria um novo negócio, os empreendedores sociais pretendem tornar as pessoas independentes do governo e da caridade e a sociedade um lugar melhor para todos. Este trabalho apresentou o perfil empreendedor, as motivações, facilitadores e barreiras encontradas para a criação e desenvolvimento de empreendimentos sociais, localizados na cidade de Curitiba. Realizou-se um estudo de multicasos, transversal, qualitativo, descritivo-exploratório, com uso de dados primários. As características dos empreendedores sociais mostram-se similares aos dos empreendedores tradicionais. Mas é necessário que eles aprendam a identificar e explorar oportunidades. Entre as dificuldades citadas, a obtenção de recursos financeiros e tornarem-se conhecidos na sociedade, destacam-se. O artigo identificou a necessidade dos empreendimentos sociais mesclarem ações de formalização e manutenção a informalidade. Assim, seria possível lidar com dois públicos bem heterogêneos: as organizações (públicas e privadas) necessárias para sua manutenção (principalmente financeira) e as comunidades, organizações semelhantes (ONGs) e até mesmo pessoas físicas. A capacidade adaptativa destes empreendimentos é fundamental para seu sucesso.

Publicado
2019-07-16
Seção
Artigos