ESTRATÉGIA E HOSPITALIDADE EM PEQUENOS E MÉDIOS HOTÉIS

UM ESTUDO NO MUNICÍPIO DE LONDRINA/PR/BRASIL

  • Guilherme André Peleglini Rocha ESALQ/USP
  • Fernando Antonio Prado Gimenez Universidade Federal do Paraná
  • Saulo Fabiano Amancio Vieira
Palavras-chave: Hospitalidade, Estratégia, Hotelaria

Resumo

O presente artigo busca verificar a existência de relação entre a prática da hospitalidade, o tipo de estratégia adotado e o desempenho de pequenos e médios hotéis localizados na cidade de Londrina/PR. De natureza quantitativa e descritiva, através de entrevistas pessoais, o trabalho utilizou três modelos de avaliação para alcançar o resultado almejado: Gimenez (2009), Miles e Snow (2003) e Maciel e Silva (2012). Após a análise e mensuração dos dados coletados, verificou-se que, dos entrevistados nessa pesquisa, os que obtiveram maior desempenho de hospitalidade e, de maneira igual, obtiviram a maior média dos indicadores de desempenho, foram aqueles que adotaram a estratégia prospectora. A presente pesquisa demonstrou também que os proprietários superestimam os serviços e estruturas que oferecem para os viajantes. De maneira geral, os hóspedes estão satisfeitos com os serviços e estruturas ofertadas, dentro da limitação de cada estabelecimento.

Publicado
2019-08-27
Seção
Artigos