INOVAÇÃO SOCIAL EM COLABORAÇÃO MUNICIPAL:

ANÁLISE DE UM APLICATIVO

  • Pablo Henrique Paschoal Capucho Universidade Estadual de Londrina
  • Saulo Fabiano Amâncio Vieira Universidade Estadual de Londrina
  • Renata Depieri Viegas Universidade Estadual de Londrina
  • Valdinei Juliano Pereira Universidade Estadual de Londrina
Palavras-chave: Inovação Social, Gestão Pública, Gestão Municipal, Colaboração Municipal

Resumo

A gestão pública de um município apresenta dificuldades naturais para se ter consciência de tudo que ocorre dentro do município. Os cidadãos podem contribuir com a gestão sendo fontes de informação dos acontecimentos dentro do município, deixando para a prefeitura o processo de seleção, filtro e solução dos problemas apontados. Neste contexto, este artigo buscou analisar um aplicativo de colaboração municipal na área de administração pública como uma inovação social. Quanto a classificação da pesquisa, esta se caracteriza como qualitativa e descritiva, desenvolvida através do estudo de caso do aplicativo Colab. A análise a partir do framework de O’Byrne, Miller, Douse, Venkatesh & Kapucu (2013) demonstrou que o aplicativo fornece um canal de comunicação que permite uma melhor cooperação entre cidadão e a prefeitura na gestão municipal. A parceria com a prefeitura legitima o aplicativo como um meio do cidadão contribuir para a gestão pública, o que é demonstrado pelas respostas da prefeitura nas postagens dos cidadãos. Como sugestão para pesquisas futuras, sugere-se a verificação em que medida o aplicativo acaba contribuindo para com município, tanto da perspectiva da prefeitura como para o cidadão, a fim de determinar o impacto causado pelo aplicativo no dia-a-dia dos cidadãos e do setor público.

Biografia do Autor

Pablo Henrique Paschoal Capucho, Universidade Estadual de Londrina

Bacharel em Administração pela Universidade Estadual de Londrina (UEL).

Mestrando em Administração pela Universidade Estadual de Londrina (UEL), com área de concentração em Gestão e Sustentabilidade.

Saulo Fabiano Amâncio Vieira, Universidade Estadual de Londrina

Doutor em Administração pela Universidade Nove de Julho (UNINOVE).

Professor Adjunto do Departamento de Administração na Universidade Estadual de Londrina (UEL).

Renata Depieri Viegas, Universidade Estadual de Londrina

Bacharel em Administração pela Universidade Estadual de Londrina (UEL).

Mestranda em Administração pela Universidade Estadual de Londrina (UEL), com área de concentração em Gestão e Sustentabilidade.

Valdinei Juliano Pereira, Universidade Estadual de Londrina

Mestre em Administração pela Universidade Estadual de Londrina (UEL), com área de concentração em Gestão e Sustentabilidade.

Publicado
2019-08-28
Seção
Artigos