O PROCESSO DE CRIAÇÃO DE NEGÓCIOS POR MULHERES EMPREENDEDORAS

  • Gislane Santos Silva Universidade Federal de Sergipe- PROPADM
  • Rivanda Meira Teixeira UFPR
Palavras-chave: Empreendedorismo; Empreendedorismo Feminino; Criação de Negócios.

Resumo

Os estudos sobre empreendedorismo destacam a importância que a criação de novas empresas tem para o impulsionar o crescimento econômico e a geração de empregos. Este estudo teve como objetivo analisar o processo de criação de novos negócios por mulheres empreendedoras. Especificamente delineou o perfil das mulheres que criaram seus negócios, identificou as características desses empreendimentos; examinou as atividades relacionadas a descoberta da oportunidade; identificou as atividades relacionadas a decisão de criação do negócio e o planejamento e, finalmente, verificou as atividades relativas à exploração dessas oportunidades. Foi realizado estudo de casos múltiplos com três empreendedoras em Aracaju, Estado de Sergipe. Pode ser observado que os negócios foram criados por empreendedoras jovens, influenciadas pela experiência anterior, de seus sócios ou de familiares. Observou-se que essas empreendedoras levaram pouco tempo entre a decisão de criar o negócio e seu início. Buscaram informações do mercado onde atuariam e os negócios foram financiados com recursos próprios e/ou com a ajuda de familiares

Publicado
2019-08-29
Seção
Artigos