BARREIRAS PARA O CRESCIMENTO DE EMPRESAS DO SETOR DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NO INTERIOR DE SÃO PAULO

UMA VISÃO DE ESPECIALISTAS REGIONAIS

Palavras-chave: Empresas de base tecnológica, Setor de TIC, Barreiras para crescimento

Resumo

A maioria dos estudos sobre essas empresas têm privilegiado suas fases iniciais de criação, enfatizando muito menos a discussão sobre seu crescimento, temática que precisa ser melhor compreendida. Desse modo, esta pesquisa tem como objetivo identificar e analisar quais são as barreiras para o crescimento de EBTs do setor de Tecnologia da Informação e Comunicação na região de Ribeirão Preto, buscando apontar alternativas para melhorar a sustentabilidade e o desempenho dessas empresas. Utilizou-se o Método Delfos para pesquisa com especialistas regionais do setor de TIC na região de Ribeirão Preto. A fim de analisar as respostas das entrevistas, utilizou-se a técnica de Análise de Conteúdo. Como diretriz teórica foram abordadas as perspectivas da Visão Baseada em Recursos e da Dependência de Recursos, bem como os fatores relevantes para o crescimento organizacional apontados pela literatura. Verificou-se que as principais barreiras ao crescimento das empresas de TIC na região podem ser classificadas como: internas (perfil do empreendedor, a cultura organizacional); e externas: falta de incentivos públicos, escassez de capital humano qualificado, infraestrutura tecnológica deficiente, ecossistema de TIC ainda imaturo. Para combater as barreiras apresentadas, a solução apontada pelos especialistas é a cooperação entre empresas privadas de modo a criar alternativas conjuntas aos problemas comuns a todos, e, em última instância, pressionar o poder público a realizar as mudanças necessárias. Ficou claro, por fim, que o ecossistema empreendedor de TI na região de Ribeirão Preto ainda tem muito a evoluir e conquistar, mas as iniciativas estão sendo organizadas e o futuro é promissor.

Biografia do Autor

Eliza Bomfim, Universidade Federal de São Carlos

Mestre do Departamento de Engenharia de Produção da UFSCar, linha de pesquisa Gestão da Tecnologia e Inovação, com ênfase no tema Empreendedorismo. Especialista na área de Sistemas de Informação, graduada em Tecnologia em Informática pela Faculdade de Tecnologia da Unicamp (2003), cursou pós-graduação em Gestão de Pessoas pela FAAP - Ribeirão Preto (2011), pós-graduada em MBA em Administração de Organizações pela Fundace - USP/RP (2007), especialista em Orientação a Objetos (2005) pelo Laboratório A-HAND (Unicamp). Atua no setor de Tecnologia da Informação deste 1999, atuou como sócia da Intelinet Sistemas de Informática por 7 anos, gerindo projetos desenvolvidos em Java para Web, para empresas dos mais variados ramos, em especial para uma multinacional inglesa no ramo de Telecomunicações e também em parceria com empresas indianas. Atualmente, trabalha como Coordenadora e Docente dos Cursos de Análise e Desenvolvimento de Sistemas e Redes de Computadores na Faculdade Reges (Rede Gonzaga de Ensino Superior). Possui experiência em docência do curso superior; Gestão de Projetos; capacitação de pessoas; desenvolvimento de sistemas Web utilizando as mais inovadoras tecnologias de software. Conhecimentos em Empreendedorismo, Administração de Empresas, Processos Organizacionais e Gestão Estratégica.

Ana Lúcia Vitale Torkomian, Universidade Federal de São Carlos

Possui graduação em Engenharia de Produção (1987) pela Universidade Federal de São Carlos e mestrado (1992) e doutorado (1997) em Administração, área de Gestão de Ciência e Tecnologia, pela Universidade de São Paulo. Desde 1993 é professora no Departamento de Engenharia de Produção da Universidade Federal de São Carlos (professora titular desde maio de 2017), atuando na área de Gestão de Tecnologia, principalmente nos seguintes temas: cooperação universidade-empresa, empreendedorismo, pólos e parques tecnológicos, inovação tecnológica e propriedade intelectual. De 1998 a 2006 foi coordenadora do Núcleo de Extensão UFSCar-Empresa, vinculado à Pró-reitoria de Extensão. De 2001 a 2009 foi Diretora da Fundação de Apoio Institucional ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico FAI.UFSCar e de 2002 a 2009 Assessora da Reitoria, especialmente em temas relacionados à Gestão de Tecnologia e Inovação. Foi eleita como membro da coordenação nacional do Fórum Nacional de Gestores de Inovação e Transferência de Tecnologia - Fortec, em 2006 e reeleita em 2008. Em maio de 2008 assumiu a diretoria executiva da Agência de Inovação da UFSCar, onde permaneceu até outubro de 2009, quando foi cedida ao Ministério de Ciência e Tecnologia. De novembro daquele ano a julho de 2011 atuou como Secretária Adjunta da Secretaria de Desenvolvimento Tecnológico e Inovação SETEC/MCT. Em 2012 reassumiu suas atividades no Departamento de Engenharia de Produção e a Diretoria Executiva da Agência de Inovação da UFSCar, esta até outubro de 2016. Em 2014 foi eleita coordenadora da região sudeste do Fortec com mandato concluído em 2016, quando foi eleita para a diretoria do Fortec (2017-2019).

Publicado
2019-08-30
Seção
Artigos