PROCESSO DE IDENTIFICAÇÃO DE UM CLUSTER COMERCIAL

ESTUDO EXPLORATÓRIO DA RUA SÃO CAETANO (CLUSTER DE NOIVAS)

  • Esdras da Silva Costa Faculdade de Mauá - FAMA https://orcid.org/0000-0002-9120-8741
  • Maria Genilda Marques de Oliveira Faculdade de Mauá - FAMA
  • Maria Tailania Rodrigues da Silva Souza Faculdade de Mauá - FAMA
  • Thauane Conceição dos Santos Faculdade de Mauá - FAMA
Palavras-chave: Clusters, Clusters Comerciais, Segmento de Noivas

Resumo

A presente pesquisa teve como objetivo identificar um modelo de cluster comercial, inserido no seguimento de noivas, localizado na Rua São Caetano, na região central da cidade de São Paulo. Enquanto procedimentos metodológicos a pesquisa possui sua abordagem caracterizada como qualitativa, e o seu tipo de pesquisa classificada como exploratória, a fim de proporcionar uma melhor compreensão dos dados pesquisados. Enquanto resultados, destaque para os seguintes fundamentos: i) concentração geográfica; ii) abrangência de novos negócios viáveis e relevantes ao cluster; iii) especialização das empresas e iv) uniformidade de nível tecnológico. Todos relacionados com uma média superior a 4. Do mesmo modo, também foi evidenciado fundamentos com notas baixas, são eles: i) complementaridade por utilização de subprodutos, ii) caráter evolucionário por introdução de tecnologias e iii) estratégia de resultado orientada para o cluster. Com suas notas relacionadas a média 2. Existe de fato a caracterização de um cluster, mas a inexistência de um agente supra-empresa dificulta ações de melhorias e impede o crescimento do aglomerado.

Biografia do Autor

Esdras da Silva Costa, Faculdade de Mauá - FAMA

Doutor em Administração, Mestre em Administração, Bacharel em Administração, Graduação em Processos Gerenciais. Professor e pesquisador na Faculdade de Mauá - FAMA e Faculdade de Ribeirão Pires - FRP.

Publicado
2019-11-14
Seção
Artigos