CLUSTERS COMERCIAIS

IDENTIFICAÇÃO DE UM CLUSTER COMERCIAL DE MOTOCICLETAS NA CIDADE DE SÃO PAULO (RUA GENERAL OSÓRIO)

  • Esdras da Silva Costa Faculdade de Mauá - FAMA
  • Camila de Lucena Silva Faculdade de Mauá - FAMA
  • Ionara de Melo Pereira Faculdade de Mauá - FAMA
  • Jéssica Aparecida da Silva Faculdade de Mauá - FAMA
Palavras-chave: Cluster, Cluster Comercial, Segmento de motocicletas

Resumo

A presente pesquisa teve como objetivo identificar um modelo de cluster comercial inserido na Rua General Osório, cidade de São Paulo, com suas ações comerciais voltadas ao segmento de motocicletas. A pesquisa possui abordagem qualitativa e o tipo de pesquisa classificada como exploratória, adotando como rigor científico as métricas desenvolvidas por Zaccarelli et al (2008) para a caracterização de um cluster comercial. Seus resultados demostram a identificação de um clusters comercial, porém, com problemas relacionados a ausência de um agente supra empresa (governança), podendo resultar em um processo de desclusterização e perda gradativa da atratividade de clientes e da forte competitividade local.

 

Publicado
2019-12-13
Seção
Artigos