DESENVOLVIMENTO TECNOLÓGICO LOCAL

UMA ANÁLISE DA EXPERIÊNCIA DE LONDRINA/PR

  • Ivan Frederico Lupiano Dias Universidade Estadual de Londrina
  • Glauciene Izaltina Tassi Universidade Estadual de Londrina
  • Saulo Fabiano Amâncio Vieira Universidade Estadual de Londrina

Resumo

Londrina tem um interessante processo de desenvolvimento local. Na década de 60 Londrina atraia pessoas de todo o Brasil, paulistas, gaúchos, mineiros, e principalmente imigrantes do Japão, Alemanha, Itália e outras nacionalidades, pois destacava-se positivamente na dinâmica econômica nacional e estadual. O desenvolvimento econômico da cidade na década de 50 e início da década de 60 havia sido impressionante, devido principalmente ao plantio do café. Londrina tinha uma elite ativa e parte do capital acumulado pela cultura do café também foi direcionada à promoção do desenvolvimento. Com as sucessivas geadas ao longo da década de 60 e principalmente com a “Geada Negra” em 1975 a base da economia local, a cultura cafeeira, se desfez e a cidade necessitou se reestruturar economicamente. Vários movimentos e estudos nesse sentido foram realizados ao longo de duas décadas e meia até a estruturação de um Ecossistema de Inovação em 2017. O objetivo do presente artigo é relatar algumas destas ações promovidas em Londrina em prol do desenvolvimento econômico/industrial/tecnológico local e a estruturação de seu Ecossistema de Inovação. Neste sentido, a experiência aqui relatada pode ser aproveitada por pessoas, entidades, comunidades, municípios de menor ou maior porte, regiões que se proponham a se engajar em um processo condizente com as modernas estruturas contemporâneas para o desenvolvimento sustentável.

Biografia do Autor

Ivan Frederico Lupiano Dias, Universidade Estadual de Londrina

Possui graduação em Física pela Universidade de Brasília (1975), mestrado em Física pelo Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas (1980) e doutorado em Física pela Universidade Federal de Minas Gerais (1990). Realizou pós-doutorado no CNET - Centre National des Telecommunications, Bagneux, França(1997). Atualmente é docente da Universidade Estadual de Londrina com atuação junto ao Grupo de Óptica e Optoeletrônica do Departamento de Física. Tem experiência na área de Física, com ênfase em Prop. Óticas e Espectrosc. da Mat. Condens; Outras Inter. da Mat. com Rad. e Part., atuando principalmente nos seguintes temas: materiais e heteroestruturas de materiais semicondutores III-V e polímeros semicondutores. É sócio fundador e Vice-Presidente Acadêmico da ADETEC - Associação para o Desenvolvimento Tecnológico de Londrina. Desenvolve ainda pesquisas na aplicação de LEDs em fisioterapia.

Glauciene Izaltina Tassi, Universidade Estadual de Londrina

Docente Colaboradora no departamento de administração da Universidade Estadual de Londrina UEL, ministrando aulas para o curso de Secretariado Executivo nas disciplinas de Comércio Internacional, Sistema de Informações Gerenciais, Ética empresarial e Sistemas de Administração e para o curso de administração na disciplina projetos organizacionais. Mestranda no programa de Pós-graduação em administração (PPGA-UEL) na Universidade Estadual de Londrina. Atua no âmbito administrativo a mais de 10 anos, com ênfase em Secretariado Executivo e Comércio Internacional.Possui experiência internacional e curso de idioma no exterior (2015). Especialista em Docência no Ensino Superior (2014) e em Gestão Contemporânea de Recursos Humanos (2014) ambas pela UEL e Graduada em Secretariado Executivo também pela Universidade Estadual de Londrina (2012).

Saulo Fabiano Amâncio Vieira, Universidade Estadual de Londrina

Doutor em Administração pela Universidade Nove de Julho (2010), Mestre em Administração pela Universidade Estadual de Maringá (2005) e graduado em Administração pela Universidade Estadual de Londrina (2002). Atualmente é professor Adjunto do Departamento de Administração da Universidade Estadual de Londrina e do Programa de Mestrado em Administração - PPGA/UEL. Atua como revisor Ad Hoc de órgãos de fomento com Fundação Araucária e Conselho Nacional de Pesquisa - CNPq. Participa como membro do corpo editorial dos periódicos RELISE - Revista Livre de Sustentabilidade e Empreendedorismo, Caderno de Administração (UEM) e Revista Eletrônica Científica do CRA/PR. Atua ainda como revisor dos periódicos: Revista Ibero-Americana de Estratégia/RIAE; Revista de Administração da UFSM; Revista Brasileira de Gestão de Negócios/RGBN; Revista de Administração da UNIMEP; Revista Interdisciplinar de Politicas Públicas; RAE - Revista de Administração de Empresas; BASE - Revista de Administração e Contabilidade da Unisinos; Periódico: Teoria e Pratica em Administração; GEPROS. Gestão da Produção, Operações e Sistemas (Online); Contabilidade, Gestão e Governança e International Journal of Innovation - IJI. Tem experiência na área de Administração, atuando nos seguintes temas: Gestão Pública, Estratégia, Análise de stakeholders, Empreendedorismo e Inovação. Orcid: http://orcid.org/0000-0003-0319-7390 ResearchId: B-7028-2013 Google Scholar: https://scholar.google.com.br/citations?user=7fikRRYAAAAJ&hl=pt-BR Research Gate: https://www.researchgate.net/profile/Saulo_Amancio-Vieira 

Publicado
2020-01-13
Seção
Revisão, Relatos e Casos de Ensino