ANÁLISE DA PRODUÇÃO CIENTÍFICA EM PERIÓDICOS NACIONAIS SOBRE INCUBADORAS DE EMPRESAS

  • Eric Vinicius Lucion União Educacional de Cascavel - UNIVEL
  • Elizandra da Silva Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE
  • Gustavo Yuho Endo Universidade do Oeste Paulista - UNOESTE
Palavras-chave: Empreendedorismo

Resumo

Incubadoras de empresas são organismos desenvolvidos com o intuito de prover suporte à inovação gerada em empresas emergentes de pequeno porte, sendo um instrumento que vem ganhando espaço no cenário nacional. Sendo assim, este trabalho se desenvolve à guisa de atingir seu objetivo que é analisar a produção científica nacional publicada em periódicos, referentes à incubadoras de empresas. Para atingir tal proposta fora realizado levantamento bibliográfico e identificados 74 artigos em um extrato de 10 anos de pesquisa, os quais foram analisados qualitativamente. Os resultados apontam para uma concentração de temas abordados em dez categorias, sendo que três com maior destaque, e retratam resultados em grande parte negativos sobre o desempenho que as instituições vem alcançando junto à sociedade empreendedora, apresentando também diversas oportunidades de melhorias em áreas que podem alterar a realidade deparada.

Biografia do Autor

Eric Vinicius Lucion, União Educacional de Cascavel - UNIVEL

Mestre em Administração pelo Programa de Pós Graduação em Administração (2017) da UNIOESTE - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Campus Cascavel, possui MBA em Gestão Estratégica pela UNIOESTE (2015), e graduado em Administração pela Universidade Paranaense (2012). Atualmente atuando como Professor Formador, Professor tutor e Tutor de Cursos de graduação em EAD na União Educacional de Cascavel - UNIVEL, e também compondo o corpo docente do curso de Publicidade e Propaganda e Gestão Comercial, também na UNIVEL

Elizandra da Silva, Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE

Possui Doutorado em Administração pela Universidade Federal do Paraná (2012), Mestrado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (2004), e Graduação em Administração pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (1996). É professora efetiva no curso de Graduação em Administração e no Mestrado Profissional em Administração da Universidade Estadual do Oeste do Paraná, com foco de pesquisa nas linhas de 'Inovação, Tecnologia e Sociedade' e de 'Sustentabilidade'.

Gustavo Yuho Endo, Universidade do Oeste Paulista - UNOESTE

Atualmente é Professor do Departamento de Administração da Universidade do Oeste Paulista (UNOESTE). Pesquisador/Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas Avançadas em Logística e Supply Chain Management da Universidade de Brasília (GEALOGS/UnB). Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Administração (PPGA) - Mestrado Profissional da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (2016) e Bacharel em Administração (2007). Atua principalmente nos seguintes temas: Empreendedorismo, Sustentabilidade, Logística e Gestão Humana e Social nas Organizações.

Publicado
2020-04-03
Seção
Artigos