EMPREENDEDORISMO E IMPLEMENTAÇÃO DE POLÍTICAS PÚBLICAS

ANÁLISE DE UM PROGRAMA DE APOIO AO DESENVOLVIMENTO JUVENIL

  • Tamiris Cristhina Resende Universidade Federal do Rio Grande do Norte
  • Magnus Luiz Emmendoerfer Universidade Federal de Viçosa
  • Mateus Cerqueira Anicio Morais Universidade Federal de Viçosa
  • Josiel Lopes Valadares Universidade Federal de Viçosa
Palavras-chave: Empreendedorismo no setor público, Implementação de políticas públicas, Ciclo de Políticas Públicas, Análise de Políticas Públicas

Resumo

Os Empreendedores Públicos (EPs) são profissionais de alto nível técnico e gerencial, contratados para apoiar os projetos e programas do governo de Minas Gerais. Jovens foram identificados como um dos destinatários prioritários das políticas públicas no Plano Mineiro de Desenvolvimento Integrado (PMDI) 2007-2023. Sendo assim, alguns dos empreendedores públicos formularam e implementaram uma política pública voltada para os jovens como forma de combater problemas como: alto índice de violência e desemprego. O objetivo principal deste artigo é analisar a atuação do empreendedor público na fase de implementação do ciclo político que resultou em um Centro de Formação e Experimentação Digital. Os dados foram coletados através de entrevistas semiestruturadas com Empreendedores Públicos, pesquisa documental e pesquisa bibliográfica. Para a análise de dados foi adotada a técnica de análise do conteúdo do material, com as categorias-eixo definidas na fase de implementação do ciclo político. Embora, um dos pontos negativos observados no modelo de implementação seja abordagem Top-Down adotada, uma vez que é centralizadora e com baixa participação da sociedade.

Biografia do Autor

Tamiris Cristhina Resende, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Pesquisadora visitante no Centre for Health Services Studies (CHSS), School of Social Policy, Sociology and Social Research (SSPSSR), University of Kent, Reino Unido. Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) com período de Sanduíche Nacional na Universidade Federal de Viçosa (UFV). Mestra em Administração Pública pela Escola de Governo Professor Paulo Neves de Carvalho da Fundação João Pinheiro. Graduada em Administração pela Universidade Federal de Viçosa (UFV).

Magnus Luiz Emmendoerfer, Universidade Federal de Viçosa

Pos-doutor em Administração Pública, Universidade do Minho, e em Turismo, Universidade do Algarve, Portugal. Doutor em Ciencias Humanas: Sociologia e Politica, UFMG. Administrador e Mestre em Administracao pela UFSC. Professor Associado no Departamento de Administração e Contabilidade da Universidade Federal de Vicosa (UFV) com atuação no Programa de Pos-graduação em Administração - Mestrado, Doutorado e Pós-Doutorado com concentração em Administração Publica

Mateus Cerqueira Anicio Morais, Universidade Federal de Viçosa

Pesquisador Visitante (Doutorado Sanduíche) no Information Systems & Business Analytics Department (ISBA) da State University of New York - University at Albany (USA) (2019). Doutorando e Mestre em Administração (2017) e Bacharel em Economia (2015) pela Universidade Federal de Viçosa - UFV. 

Josiel Lopes Valadares, Universidade Federal de Viçosa

É doutor em Administração pela Universidade Federal de Lavras (UFLA). Atua como Professor Adjunto no Departamento de Administração e Contabilidade (DAD) da Universidade Federal de Viçosa (UFV). Possui graduação (2011), mestrado (2013) em Administração pela Universidade Federal de Viçosa (UFV). 

Publicado
2020-05-08
Seção
Artigos