O MODELO DE ECONOMIA CIRCULAR NO CONTEXTO DA PEQUENA EMPRESA:

IDENTIFICAÇÃO DOS TERMOS E TENDÊNCIAS

Palavras-chave: economia circular, pequenas empresas, simbiose industrial, bibliometria

Resumo

Esse artigo visa identificar os termos e as tendências em estudos de Economia Circular (EC) no contexto de pequenas empresas. Para tanto, realizou-se uma pesquisa bibliométrica nas bases Scopus e Web of Science com a consolidação dos dados na plataforma Citispace. A EC estabelece um modelo produtivo voltado ao aumento da vida útil de materiais e resíduos, contribuindo com a eliminação do uso de matérias-primas virgens. Quando tratada concomitante aos processos das pequenas empresas cria-se uma possibilidade de abordagem, pois estas, mesmo conscientes de seus impactos ambientais, deparam-se com custos de implantação, remanufatura e competências técnicas. Estudos sobre EC e pequenas empresas vêm crescendo nos últimos anos – há um aumento de publicações a partir de 2018, denotando a sua atualidade. Este estudo pretende contribuir com a identificação dos principais autores, periódicos e publicações, bem como palavras-chave relacionadas ao tema, como simbiose industrial e economia verde, apontando informações relevantes aos pesquisadores.

Biografia do Autor

Ludmila Neves Turchiari, Unesp- Jaboticabal

Finalizando mestrado profissional em Administração de Empresas pela UNESP, onde também obtive meu Bacharel em Administração de Empresas. Tenho pós em Marketing pela UNIP (MBA) e trabalho como Mediadora EaD na Univesp - Universidade Virtual do Estado de São Paulo, nas disciplinas: Administração I, Administração II, Planejamento e Estratégia de Empresas e Economia.

Fui consultora em Gestão da Inovação por dois anos (2012/2013) no Sebrae em parceria com o CNPq, e nesse mesmo período me especializei em qualidade através da ISO 9001 e ISO 14001 para Gestão Ambiental. Quanto a experiências comerciais, ingressei como trainee comercial no qual fui promovida como executiva de contas em uma empresa de serviços no ramo de Agronegócios em que atuei por 4 anos(2014/2018), que considero um grande salto na carreira pois atuei de forma dinâmica em todas as áreas que estudei.

Tenho uma empresa de Assessoria Ambiental que auxilia e permeia os meus estudos em Gestão Ambiental e Sustentabilidade. Linhas de estudo: Sustentabilidade, Economia Circular, Gestão de Resíduos e Gestão de Negócios. Proprietária da Reyouse Soluções Ambientais e Empresariais.

Publicado
2020-07-17
Seção
Artigos