COOPERATIVISMO FINANCEIRO

ANÁLISE DE MODALIDADES DE MICROFINANCIAMENTO PARA PEQUENOS EMPREENDEDORES

  • Gustavo Passos Fortes Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará - UNIFESSPA e Universidade Federal de Goiás - UFG
  • Diná Vieira Matos Universidade Federal Rural da Amazônia - UFRA
  • Maria Elena León Olave Universidade Federal de Sergipe - UFS
  • Moisés Araújo Almeida Universidade Federal da Paraíba - UFPB
Palavras-chave: Aval Solidário, Cooperativas de crédito, Cooperativismo financeiro, Microcrédito

Resumo

O cooperativismo financeiro consiste em uma oportunidade para muitos empreendedores de acesso e aplicação de recursos de forma rápida, menos burocrática e a um custo menor. Assim, também possibilitando o estreitamento de laços de cooperação com outros empreendedores, desenvolvendo seu negócio de forma cooperativa. O microcrédito cooperativo pode ser uma saída para o desenvolvimento das MPEs, em particular os microempreendedores individuais - MEIs e os empreendedores informais. Nesse sentido, o presente estudo analisou duas modalidades de cooperativismo financeiro (o aval solidário e as cooperativas de crédito), buscando entender a dinâmica da cooperação na rede formada. A metodologia utilizada foi o estudo de casos múltiplos com a aplicação de entrevistas semiestruturadas com gestores de microcrédito cooperativo e empreendedores. Os resultados sugerem uma grande satisfação e desenvolvimento das MPEs, assim como evidencia desafios e oportunidades para a dinâmica de redes de cooperação no setor de microcrédito em ambas modalidades. Sugerem ainda, que o cooperativismo financeiro além de possibilitar acesso ao crédito, permite estreitar laços de confiança e cooperação entre os participantes, ajudando a desenvolver o negócio.

Biografia do Autor

Gustavo Passos Fortes, Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará - UNIFESSPA e Universidade Federal de Goiás - UFG

Doutorando em Administração pela Universidade Federal de Goiás (PPGADM/FACE/UFG). Mestre em Administração de Empresas na Universidade Federal de Sergipe - UFS (PROPADM/2017), linha de pesquisa Empreendedorismo, pequenas empresas e inovação. Graduação em Administração pela Universidade Federal de Sergipe - UFS (2011). Professor Assistente lotado no ICSA - Instituto de Ciências Sociais Aplicadas na Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará - UNIFESSPA. Pesquisador membro do Laboratório de Pesquisa em Empreendedorismo e Inovação da UFG (LAPEI/UFG). Atação como consultor e instrutor credenciado ao SEBRAE/SE na Área de Planejamento empresarial: Sub-área Planejamento estratégico e Diagnóstico empresarial (2015-2017). Com experiência na área de Administração, no setor comercial, financeiro, empreendedorismo, Inovação e consultorias diversas na área de inovação e gestão. Atuação como Agente Local de Inovação, como bolsista pesquisador CNPq no Programa ALI do SEBRAE-PE. Atuando na transferência, desenvolvimento de implementação de inovações em pequenas empresas da regional do Vale do São Francisco. Interesse em pesquisa nos temas: Empreendedorismo, Gestão de Micro e Pequenas Empresas; Inovação; Estratégias empresariais; Educação empreendedora, Ecossistemas de inovação e empreendedorismo; Propriedade Intelectual e Industrial; Inovação tecnológica; Sistema de Inovação Local. 

Diná Vieira Matos, Universidade Federal Rural da Amazônia - UFRA

Mestra em Ciência da Propriedade Intelectual pela Universidade Federal de Sergipe (2018). Pós-Graduada em Gestão Empresarial pela Faculdade São Luis de França (2014). Graduada em Administração com Habilitação em Marketing pela FACULDADE ESTÁCIO DE SERGIPE (2011). Professora Substituta no curso de Administração, lotada no Campus de Paraupebas da Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA). Atuou como Professora Visitante Voluntária no curso de Administração no Instituto de Ciências Sociais Aplicadas da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará. Tem experiência na área de Administração, Empreendedorismo, Inovação e Gestão Empresarial. Entre abril/2012 e março/2014 atuou em campo como Agente Local de Inovação (ALI), bolsista do CNPQ no Programa ALI do SEBRAE/SE, acompanhando e incentivando Micro e Pequenas Empresas a implantar inovações. Atuou como Agente de Orientação Empresarial no Programa Negócio a Negócio do SEBRAE/SE prestando orientação personalizada a MicroEmpreendedores Individuais e Microempresas com o objetivo de promover a melhoria na gestão destes negócios. Interesse em pesquisa nos seguintes temas: Ecossistema Empreendedor, Universidades Empreendedoras, Inovação, Sistema de Inovação, Propriedade Intelectual, Empreendedorismo e Gestão Empresarial.

Maria Elena León Olave, Universidade Federal de Sergipe - UFS

Possui Graduação em Ciências Contábeis e Administrativas - Universidade Del Valle- Cali- Colômbia em 1992. Obteve seu Mestrado em Engenharia de Produção pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (1998) e Doutorado em Engenharia de Produção pela Universidade de São Paulo (2003). Atualmente é professora Associada do Departamento de Administração da Universidade Federal de Sergipe e Docente do Programa de Pós -Graduação em Administração- PROPADM/UFS e do Programa de Mestrado Profissional em Administraçã Pública-PROFIAP. E colaboradora do NPGA-UFBA. Tem experiência na área de Engenharia de Produção com ênfase em Gerência de Produção, atuando principalmente nos seguintes temas: Administração da Produção e Operações, Logística e Cadeia de Suprimentos, Gestão da Inovação, Empreendedorismo, Redes de Pequenas Empresas, especificamente sobre Arranjos produtivos locais, Redes de Cooperação, Clusters, criação de novos negócios, Spin-off, Startups etc. foi membro titular do CONSU/UFS- Conselho Superior da Universidade Federal de Sergipe, e do CONEPE- Conselho de Pesquisa e Extensão. Orienta alunos em nível de graduação, Pós-graduação, especialização, Iniciação científica e Monitoria. Foi Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade Federal de Sergipe no período de 2014 até 2017, e na Vice-Coordenação entre 2011 e 2013. Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Administração Pública em 2019. - É Líder do Grupo de Pesquisa de Empreendedorismo e Pequenas Empresas.

Moisés Araújo Almeida, Universidade Federal da Paraíba - UFPB

Possui graduação em Ciências Contábeis pela Universidade Federal da Paraíba, mestrado e doutorado em Administração pela Universidade Federal de Pernambuco. Atualmente é professor Adjunto da Universidade Federal da Paraíba. Tem experiência de ensino em cursos de graduação em Administração, Ciências Contábeis e Secretariado. Trabalha com pesquisas nas áreas de Administração e Ciências Contábeis, atuando principalmente com Finanças Empresariais e Governança Corporativa.

Publicado
2020-09-21
Seção
Artigos