“OS IRMÃOS CAIPIRAS” CONSEGUIRAM EMPREENDER?

A FAZENDA FOI O CAMINHO DA CRIAÇÃO DE GADO, O FRIGORÍFICO E O CULTIVO DE EUCALIPTO

Palavras-chave: Pequena empresa. Estratégias. Plano de Negócios. Empreendedorismo.

Resumo

O caso apresenta a trajetória dos irmãos Geraldo e de seus negócios de mais de 20 anos no ramo de produção e comércio de carnes. Trata mais detalhadamente do período de transição vivido por eles no negócio, saindo da atividade de criadores de gado e produtores de carnes apenas em território estadual, passando a atuar como produtor no ramo de plantio de arvores de eucalipto para produção de celulose no território nacional e internacional. Os dados para construção do caso foram coletados utilizando-se entrevistas semiestruturadas com os dirigentes citados e empregados da empresa, observação direta, documentos da empresa e material divulgado pela imprensa. Um dos autores visitou as instalações da empresa, sendo possível observar as rotinas organizacionais. Quanto aos documentos analisados das empresas e o conteúdo de um website. No caso, é possível identificar aspectos que remetem ao desenvolvimento de um processo empreendedor, elaboração de estratégia emergente, gestão estratégica e mudança organizacional para atender demandas de novos mercados. Nele também é possível constatar que o desenvolvimento de um plano de comercio varejista é algo viável e atrativo para uma pequena empresa, desde que se atue com foco estratégico e empenho para realizá-lo, mesmo com ajustes.

Biografia do Autor

Ruan Carlos dos Santos, UNIAVAN/Professor

Doutorando em Administração pela UNIVALI. Mestre em Administração de Empresas pela UNIVALI. Especialista em Metodologia de Ensino de Filosofia e Sociologia pela FCV. Especialista em Gestão Empresarial pela FAPAG. Especialista em EAD e Metodologia Superior pela UNISOCIESC. Licenciatura em Filosofia e Ciências Sociais pela FAERPI. Bacharelando em Administração pela UFSC. Bacharel em Teologia pela FACASC. Bacharel em Filosofia pela UNISUL
Membro do Grupo. Estudos de Estratégia e Performance (GEEP) do CNPQ / UNIVALI

Antonia Márcia Rodrigues Sousa, Dra., Universidade Federal do Ceará (UFC)/Professora Adjunta Programa do Curso de Ciências Econômicas

Doutorado em Administração de empresas pela Universidade de Fortaleza - UNIFOR; Mestrado em Administração pela Universidade Federal do Ceará-UFC; Especialização em Gestão de Recursos Humanos pela Universidade Estadual Vale do Acaraú-UVA; Especialização em Psicopedagogia Institucional pela Universidade Gama Filho. Graduação em Administração pela Universidade Estadual Vale do Acaraú-UVA; Graduação em Letras pela Universidade Estadual Vale do Acaraú-UVA.

Lidinei Éder Orso, UNIVALI/Pós-graduação em Administração

Mestre em Administração pela UNIVALI. Especialista em finanças da IMED. Bacharel em Ciências Contábeis pela URI.

Claudete Correa dos Santos, MSc., IFC - Instituto Federal Catarinense - Campus Luzerna/Professora no Curso de Administração

Possui graduação em Administração pela pela FAI - Faculdades (UCEFF - 2015). Mestrado em Administração pela Universidade do Vale do Itajaí - UNIVALI (bolsista CAPES na linha de pesquisa Estratégia nas Organizações). Professora de Administração no IFC - Instituto Federal Catarinense - Campus Luzerna nos cursos de Ensino Médio Integrado em Segurança do Trabalho e Mecânica (Gerenciamento e Comunicação e Gestão e Empreendedorismo), curso Técnico em Mecânica (Liderança e Empreendedorismo e Metodologia para Elaboração de Projetos) e Graduação em Engenharia Mecânica e Engenharia de Controle e Automação (Contabilidade Gerencial e Custos, Engenharia Econômica e Empreendedorismo, Gestão da Produção e da Qualidade, Organização Industrial e Recursos Renováveis). Participante do grupo de pesquisa - Diretório dos Grupos de Pesquisa no Brasil (DGP): Grupo de Processo Formação de Estratégias (PROFORME). Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Administração, atuando principalmente nos seguintes temas: empresas familiares, cooperativismo, sucessão familiar, gestão organizacional, empreendedorismo, comportamento e cultura organizacional, capacidades dinâmicas, planejamento estratégico e marketing.

Publicado
2021-02-24
Seção
Revisão, Relatos e Casos de Ensino