EMPREENDEDORISMO UNIVERSITÁRIO E A RELAÇÃO GOVERNO-EMPRESA-SOCIEDADE-MEIO AMBIENTE

UM ENSAIO TEÓRICO

Palavras-chave: empreendedorismo universitário, atividades empreendedoras na universidade, tripla hélice, quádrupla hélice, quíntupla-hélice.

Resumo

Estudos sobre empreendedorismo universitário revelam um novo papel para a universidade na atualidade que inclui o universo das parcerias colaborativas para promoção de atividades voltadas para o benefício de várias entidades na sociedade. O objetivo desse ensaio teórico foi explorar a literatura sobre a atuação das universidades em relação à transformação do conhecimento em proveito das entidades como governo, empresas, sociedade e meio ambiente. Por meio de uma metodologia qualitativa e de natureza exploratória, este estudo realizou uma revisão sistemática de literatura, que apontou que ainda existem lacunas no que tange a descrição das atividades empreendedoras universitárias principalmente em relação a atividades voltadas para o meio-ambiente. A análise também serviu de base para a elaboração de proposições de pesquisa que, se sugere, sejam desenvolvidas em profundidade em estudos futuros. Além disso, foi desenvolvido um framework teórico que pode ser utilizado como suporte a estudos vindouros sobre a relação governo- empresa-sociedade-meio ambiente. As contribuições desse estudo consistem em adicionar valor a literatura de empreendedorismo universitário ao oferecer aos pesquisadores futuras possibilidades de pesquisa por meio do framework e da plataforma de proposições apresentada. Além disso, em termos práticos, esse ensaio visou contribuir para repensar o papel da universidade na atualidade, o que pode vir a facilitar a formulação de políticas públicas e organizacionais mais assertivas.

Biografia do Autor

Rivanda Meira Teixeira, UFPR

Mestre em Administração pela COPPEAD/UFRJ (1979) e Doutora em Administração pela Cranfield University (1996). Pós- Doutorado em Gestão Turismo na Bournemouth University, Inglaterra e Strathclyde University, Escócia (2000-2001). Pós Doutorado em Empreendedorismo na HEC Canadá (2007). Pós Doutorado em Empreendedorismo na FGV-SP (2015). Atuou como professora do programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento em Meio Ambiente-PRODEMA da Universidade Federal de Sergipe- UFS, como professora da Graduação e da Pós-Graduação em Administração da Universidade Federal do Paraná -UFPR  e atualmente é professora Voluntária Permanente Sênior do Programa de Pós-Graduação em Administração- PPGADM da UFPR. 

Publicado
2021-05-05
Seção
Artigos