EMPREENDEDORISMO NO SETOR PÚBLICO

CATEGORIZANDO SUAS POLISSEMIAS

  • Mateus Cerqueira Anício Morais Universidade Federal de Juiz de Fora
  • Magnus Luiz Emmendoerfer Universidade Federal de Viçosa
  • Tamiris Cristhina Resende Centro Universitário do Leste de Minas Gerais/Universidade Federal de Juiz de Fora
  • Josiel Lopes Valadares Universidade Federal de Viçosa
Palavras-chave: meta-análise, empreendedorismo no setor público, empreendedorismo, polissemias

Resumo

O objetivo deste artigo é caracterizar as polissemias do conceito de empreendedorismo no setor público. Diante de diversos conceitos e termos para caracterizar a manifestação do empreendedorismo no setor público manifesta-se a dificuldade de se consolidar categorias de convergências conceituais desse fenômeno. Para tanto, os procedimentos metodológicos desta pesquisa tiveram como base norteadora o método meta-análise. Optou-se pela seleção dos periódicos incluídos no sistema classificatório WebQualis da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Os resultados da meta-análise indicam seis categorias de conceitos de empreendedorismo no setor público: Orientação empreendedora dentro do setor público; Agente empreendedor no setor público; Políticas públicas de fomento ao empreendedorismo; Parcerias público-privadas; Empreendimentos Estatais; e Empreendedorismo em manifestações populares.

Biografia do Autor

Magnus Luiz Emmendoerfer, Universidade Federal de Viçosa

Professor Associado e Pesquisador no Departamento de Administração e Contabilidade, Universidade Federal de Viçosa (DAD/UFV)

Pós-Doutor em Administração Pública, Universidade do Minho, e em Políticas de Empreendedorismo, Universidade de Évora, Portugal.

Doutor em Ciências Humanas: Sociologia e Políticas na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

Mestrado e Bacharelado em Administração na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

Tamiris Cristhina Resende, Centro Universitário do Leste de Minas Gerais/Universidade Federal de Juiz de Fora

Professora do Centro Universitário do Leste de Minas Gerais (Unileste-MG)

Doutora em Administração pelo Programa de Pós-Graduação em Administração no Departamento de Administração, Universidade Federal do Rio Grande do Norte (PPGADM/UFRN)

Mestre em Administração Pública pela Escola de Governo Professor Paulo Neves de Carvalho da Fundação João Pinheiro (FJP)

Bacharel em Administração pela Universidade Federal de Viçosa (DAD/UFV).

Josiel Lopes Valadares, Universidade Federal de Viçosa

Professor Adjunto e Pesquisador no Departamento de Administração e Contabilidade, Universidade Federal de Viçosa (DAD/UFV)

Doutor em Administração pelo Programa de Pós-Graduação em Administração no Departamento de Administração, Universidade Federal de Lavras (PPGADM/UFLA)

Mestre em Administração pelo Programa de Pós-Graduação em Administração no Departamento de Administração e Contabilidade, Universidade Federal de Viçosa (PPGADM/UFV)

Bacharel em Administração pela Universidade Federal de Viçosa (DAD/UFV).

Publicado
2021-04-30
Seção
Dossiê: Políticas Públicas de Fomento ao Empreendedorismo