Revista de Empreendedorismo e Inovação Sustentáveis http://revista.isaebrasil.com.br/index.php/EGS <header class="page_title"><header class="page_title"></header> <div class="Default">A Revista de Empreendedorismo e Inovação Sustentáveis (REVISE) é o&nbsp;periódico acadêmico da Cátedra Ozires Silva que vem oferecer um espaço dedicado aos pesquisadores divulgarem seus trabalhos com uma abordagem científica de produção de&nbsp;conhecimento teórico e empírico.&nbsp;&nbsp;</div> <div>Esta é uma revista acadêmica de acesso livre (ISSN 2526-0502)&nbsp;para artigos científicos&nbsp;que ajudem a disseminar conteúdo e experiências empreendedoras e inovadoras&nbsp;sustentáveis.</div> <div>São aceitos:</div> <div> <ul> <li class="show">Artigos teórico-empíricos ou desenvolvimentos teóricos,&nbsp;</li> <li class="show">Resenhas de&nbsp;Revisão de Obras, Relatos de Experiências e Estudos de Caso e de propostas de Ensino,&nbsp;</li> </ul> Sobre os temas Empreendedorismo e Inovação Sustentáveis, elaborados dentro do escopo e metodologias definidas nas regras de submissão.</div> <p>A revista terá fluxo contínuo com ao menos três edições anuais e edições especiais conforme necessidade de divulgar temas específicos do interesse da Comunidade Acadêmica.</p> <p><strong>Para isso contamos com a sua contribuição!</strong></p> </header> pt-BR revisecatedra@gmail.com (Fernando Antonio Prado Gimenez) maira.ruggi@yahoo.com.br (Maíra Ruggi) Sáb, 09 Out 2021 12:33:59 +0000 OJS 3.1.1.0 http://blogs.law.harvard.edu/tech/rss 60 EDITORIAL http://revista.isaebrasil.com.br/index.php/EGS/article/view/114 Fernando Antonio Prado Gimenez ##submission.copyrightStatement## http://revista.isaebrasil.com.br/index.php/EGS/article/view/114 Sáb, 09 Out 2021 12:33:17 +0000 EMPREENDEDORISMO UNIVERSITÁRIO E A RELAÇÃO GOVERNO-EMPRESA-SOCIEDADE-MEIO AMBIENTE http://revista.isaebrasil.com.br/index.php/EGS/article/view/94 <p>Estudos sobre empreendedorismo universitário revelam um novo papel para a universidade na atualidade que inclui o universo das parcerias colaborativas para promoção de atividades voltadas para o benefício de várias entidades na sociedade. O objetivo desse ensaio teórico foi explorar a literatura sobre a atuação das universidades em relação à transformação do conhecimento em proveito das entidades como governo, empresas, sociedade e meio ambiente. Por meio de uma metodologia qualitativa e de natureza exploratória, este estudo realizou uma revisão sistemática de literatura, que apontou que ainda existem lacunas no que tange a descrição das atividades empreendedoras universitárias principalmente em relação a atividades voltadas para o meio-ambiente. A análise também serviu de base para a elaboração de proposições de pesquisa que, se sugere, sejam desenvolvidas em profundidade em estudos futuros. Além disso, foi desenvolvido um <em>framework </em>teórico que pode ser utilizado como suporte a estudos vindouros sobre a relação governo- empresa-sociedade-meio ambiente. As contribuições desse estudo consistem em adicionar valor a literatura de empreendedorismo universitário ao oferecer aos pesquisadores futuras possibilidades de pesquisa por meio do <em>framework </em>e da plataforma de proposições apresentada. Além disso, em termos práticos, esse ensaio visou contribuir para repensar o papel da universidade na atualidade, o que pode vir a facilitar a formulação de políticas públicas e organizacionais mais assertivas.</p> Vivien Mariane Massaneiro Kaniak, Rivanda Meira Teixeira ##submission.copyrightStatement## http://revista.isaebrasil.com.br/index.php/EGS/article/view/94 Qua, 05 Mai 2021 00:00:00 +0000 STARTUPS NA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA: http://revista.isaebrasil.com.br/index.php/EGS/article/view/98 <p>Assim como no setor privado, no setor público as pressões tecnológicas se fazem presentes, de modo que, para alcançar os seus objetivos e atender às demandas, os gestores municipais necessitam inovar. Nesse sentido, o objetivo geral deste artigo é analisar como startups influenciam na melhoria da administração pública de um município do Oeste Paulista. Trata-se de um estudo qualitativo e exploratório que fez uso de estudo de caso para análise do fenômeno. Os resultados encontrados demonstram que a implementação das <em>startups</em> traz muitas vantagens ao poder público, como reduções de custos e aceleração de seus processos, melhorando a prestação de serviços para a sociedade, em contrapartida as normas que disciplinam essa matéria carecem de um amparo legal melhor estruturado ao processo de inovar, fazendo-se necessário reformular leis licitatórias em busca de melhorias.&nbsp;</p> Cristiano da Silva Oliveira Junior, Jean Guilherme Batista Ferreira, Erika Mayumi Kato-Cruz, Marco Antonio Catussi Paschoalotto, Gustavo Yuho Endo ##submission.copyrightStatement## http://revista.isaebrasil.com.br/index.php/EGS/article/view/98 Sex, 07 Mai 2021 00:00:00 +0000 O EMPREENDEDORISMO NO “BRASIL PROFUNDO” http://revista.isaebrasil.com.br/index.php/EGS/article/view/106 <p>Este artigo dedica-se a analisar as potencialidades empreendedoras de jovens na faixa etária de 18 a 24 anos que vivem em áreas delimitadas na Microrregião de Propriá (Sergipe), correspondente ao contexto do “Brasil Profundo”, moradores das zonas urbana, rural, quilombola e ribeirinha dos dez municípios que compõem a referida microrregião. Os resultados apresentados decorrem da adoção de métodos mistos, que envolvem uma pesquisa de cunho qualitativo, de inspiração etnográfica, e também em uma <em>survey</em>, seguida de outra qualitativa. Dos 281 jovens que responderam ao questionário, 51 se declararam empreendedores, e estes foram questionados em relação às suas perspectivas profissionais; além de 14 outros empreendedores entrevistados qualitativamente. Sobre as práticas de consumo desses investigados, percebe-se o distanciamento que estes mantêm com os meios de comunicação de massa para acessar informações locais. O uso de plataformas digitais, dispositivos e tecnologias móveis, no entanto, são intensificados tanto para o relacionamento interpessoal quanto para a divulgação dos seus negócios.</p> Matheus Pereira Mattos Felizola, Jane marques, Vitor Braga ##submission.copyrightStatement## http://revista.isaebrasil.com.br/index.php/EGS/article/view/106 Qua, 22 Set 2021 00:00:00 +0000 A INFLUÊNCIA DA SUSTENTABILIDADE NA ESCOLHA DE CANAIS DE MARKETING http://revista.isaebrasil.com.br/index.php/EGS/article/view/107 <p>O estudo de dois temas relevantes como canais de marketing e sustentabilidade que, embora já tenha um corpo teórico considerável como temáticas distintas, ainda são praticamente inexplorados de forma conjunta em estudos teórico-empíricos. &nbsp;A contribuição desse estudo é ampliar a compreensão dos canais de marketing que considerem práticas sustentáveis em empresas de pequeno porte. A questão de pesquisa que orientou esse estudo foi: como a sustentabilidade influencia a escolha de canais de marketing em uma pequena empresa? Foi adotada a estratégica qualitativa de estudo de caso único considerando que a empresa pesquisada possui características sustentáveis que permitem identifica-la como exemplar, tanto por suas ações com foco ambiental, quanto por ações sociais. Com base nos documentos analisados e com os depoimentos da proprietária entrevistada, é possível perceber como as ações sustentáveis desenvolvidas pela empresa estão incorporadas nas atividades dos canais de marketing da empresa, tanto para divulgar a filosofia e o conceito do negócio, como na venda nos seus serviços e produtos diretamente ao seu consumidor final.</p> Ila Meira Teixeira, Claudimar Pereira da Veiga, Dr ##submission.copyrightStatement## http://revista.isaebrasil.com.br/index.php/EGS/article/view/107 Qua, 22 Set 2021 00:00:00 +0000 O QUE PENSAM PMEs SOBRE GESTÃO SOCIOAMBIENTAL? http://revista.isaebrasil.com.br/index.php/EGS/article/view/109 <p>Esta pesquisa teve como objetivos analisar, a partir da visão dos proprietários-gerentes e gestores de PMEs, a importância atribuída à realização das práticas de gestão socioambiental e as possíveis vantagens econômicas decorrentes da adoção dessas práticas. Metodologicamente, foi realizado um levantamento em corte transversal, por meio de <em>websurvey, </em>entre&nbsp;outubro de 2019 e março de 2020, obtendo-se 161 questionários válidos. Os dados foram tratados com estatística descritiva. As análises demostraram que os empreendedores concordam com a importância e acreditam que a realização de práticas de gestão socioambiental pode trazer vantagens econômicas para seus empreendimentos; reconhecem a importância e o desenvolvimento de práticas de gestão socioambiental, assim como a importância de considerar as relações com&nbsp;<em>stakeholders </em>internos e externos. Foi observado conflito de ideias na medida em que suas percepções são afetadas quando a questão financeira é envolvida. Quando questionados acerca dos benefícios econômicos, destacou-se a ideia de que a gestão socioambiental, se bem planejada e trabalhada pode trazer benefícios de cunho econômico, melhora da imagem, sem necessariamente comprometer a lucratividade, melhorando a competitividade e o aumento da venda de produtos ecologicamente corretos. De todo o exposto, conclui-se que essa pesquisa é importante sob três aspectos: a gestão socioambiental pode ser utilizada como instrumento de aperfeiçoamento para PMEs; no aspecto prático, espera-se que a pesquisa desperte ainda mais a consciência dos gestores para a realização de práticas socioambientais; e, por fim, deseja-se que através da sua divulgação, as práticas socioambientais possam transcender os muros das grandes organizações, sendo implementadas pelas PMEs.</p> Marcelo Augusto Viana Pereira, Marcia Athayde Moreira, Cyntia Meireles Martins, Bruna Vaz da Costa de Moura ##submission.copyrightStatement## http://revista.isaebrasil.com.br/index.php/EGS/article/view/109 Sáb, 02 Out 2021 00:00:00 +0000 ECOSSISTEMAS EMPREENDEDORES http://revista.isaebrasil.com.br/index.php/EGS/article/view/111 <p>Ecossistema empreendedor é um conceito recente na literatura acadêmica. O primeiro autor a definir teoricamente a existência do ecossistema empreendedor foi Boyd Cohen, em 2006, e a partir de então, diversos autores têm se dedicado a descrever conceitualmente e definir as estruturas que compõem um ecossistema empreendedor, com amplo destaque para os atributos que o caracterizam e considerando-se as diferenças socioeconômicas locais que os impactam. Nesse sentido, ao analisar o caso brasileiro, com base em dados estatísticos disponíveis relacionados diretamente ao tema, notou-se que o Brasil carece de informações precisas e detalhadas sobre os ecossistemas empreendedores, em especial referente ao empreendedorismo de alto impacto, que são atividades produtivas que impulsionam o crescimento econômico do ambiente local. Ao confrontar as estatísticas brasileiras com os principais modelos de ecossistemas empreendedores e avaliar as estruturas existentes com os atributos definidos pela literatura especializada, observou-se que ainda há um longo caminho a ser percorrido para que o país possa desenvolver ecossistemas empreendedores de alto impacto, compatível com as melhores práticas e ajustado ao ambiente brasileiro.</p> Maria Cecilia Cordeiro, Thalita Spoladore ##submission.copyrightStatement## http://revista.isaebrasil.com.br/index.php/EGS/article/view/111 Qui, 07 Out 2021 11:56:54 +0000 ALERTA EMPREENDEDOR http://revista.isaebrasil.com.br/index.php/EGS/article/view/113 <p>Esta pesquisa tem por objetivo analisar a produção científica sobre alerta empreendedor, a fim de compreender a evolução, as principais contribuições para os estudos e se ainda há interesse no tema por parte de pesquisadores. O método foi um estudo bibliométrico, na base de dados da Scopus, no período 1985 a 2022. Foram identificados 304 estudos, que passaram por análises quantitativas. Os resultados propiciam a identificação dos principais autores e <em>journals, </em>como também as principais universidade, países e instituições que investiram no tema. Além disso, identificou-se que o tema vem sendo objeto crescente de estudos desde o ano 2000, tendo atingido o pico da produção em 2021. Os resultados oferecem um panorama evolutivo de pesquisas sobre alerta, demonstrando a importância do tópico, o que pode influenciar pesquisadores e estudantes a explorar o tema.&nbsp; No contexto brasileiro, o estudo é importante para despertar o interesse pelo assunto, pouco explorado em estudos nacionais.</p> Hilka Pelizza Vier Machado ##submission.copyrightStatement## http://revista.isaebrasil.com.br/index.php/EGS/article/view/113 Sáb, 09 Out 2021 11:20:37 +0000